11 de outubro de 2011

A ENFERMIDADE E O PECADO.



O sofrimento e as enfermidades é uma experiência humana com diversas causas e estão intimamente ligados com as questões da natureza e com a origem do próprio mal. É um dos resultados do pecado do homem em toda sua historia, o sofrimento por motivo de enfermidade não está ligado diretamente com o meu pecado hoje, embora pelo relato da queda do homem no livro Genesis a enfermidade esteja diretamente ligada (Gn 3:1-7). 

Ali fica bem claro, que imediatamente o homem conheceu a insegurança, o temor e a dor. Aqui “ITSAVON” é a palavra traduzida por “DORES” e depois vem às angústias humanas frutos de ações pecaminosas e desobediência aos padrões estabelecidos pelo próprio Deus, o homem dificilmente admitiu o julgamento divino sobre sua vida no descumprimento da vontade de Deus, embora esse julgamento seja justo (Gn 4:13).

Surge aí o sofrimento, o remorso, a perda, a decepção e o ódio, questões que são resolvidas no campo mental do homem, tornando as coisas mais complexas e refletindo no corpo suas enfermidades físicas, deixando a carne fraca e doente, Embora as nações que obedeciam a Deus em geral recebiam a promessa de ficar livres das enfermidades, por outro lado a doença e a pestilência eram julgamentos penosos sobre esse mesmo povo (Ex 15:25, 26; Lv 26:14-16; Dt 7:15).

O pecado de Davi envolveu outros na aflição (2Sm 24:15-17), em sua totalidade o sofrimento humano proveniente da doença ou de qualquer outra coisa é o efeito sobre o individuo da enfermidade espiritual da sociedade humana da qual ele faz parte integral. 

Quando as Escrituras afirmam que Cristo tomou sobre si nossas enfermidades, Ele carregou sobre si na cruz nossas transgressões, nossos pecados. As nossas enfermidades espirituais. Cristo nos deixa livre de culpa e o perdão dos nossos pecados foram GARANTIDOS na obra redentora de Cristo na cruz, diferentemente das nossas enfermidades físicas que não foram GARANTIDAS assim com o perdão dos pecados foram GARANTIDOS nessa obra redentora. (Heb 9:28; 1Pe 2:24), porem Deus é soberano e absoluto e na pessoa de Jesus Cristo Ele pode escolher curar nossas enfermidades ou não, o que devemos é continuar a viver nossa vida com fé real entendendo sua vontade e propósito, glorificando a Deus até em seus sofrimentos. 

Em muitos casos o sofrimento é usado construtivamente (Heb 12:6-11), como no caso de Jacó que depois de uma injúria física infligida aprendeu a depender de Deus e amadureceu espiritualmente a ponto de poder cumprir seu novo nome de ISRAEL (Gn 32:24-32), a enfermidade de Ezequias demonstrou sua fé em Deus, o livro de Jó mostra que a questão real é a relação do homem para com Deus e não tanto sua atitude para com seu próprio sofrimento, esse relato nos mostra um sublime quadro de Jó “consolado” por Deus e sendo abençoado. 

Todo e verdadeiro crente identificado com Cristo deve esperar compartilhar do seu sofrimento de algum modo, sendo unido com Ele receberá o conforto divino que é a “consolação” que pra mim é um estado de “Graça Plena”, embora muitos que estão em sofrimento não se sentem consolados por Deus, isso é perigoso. Falta-lhe algo! Essa experiência é para o bem comum do “corpo”. O auxilio divino em nossas aflições são para podermos confortar as aflições de outros, tornando eficaz o nosso conforto, afim de não confiar em nós mesmo, mas sim em Deus que ressuscita mortos (2Cor 1:1-8).

Certos tratamentos de enfermidades nos tempos bíblicos podem ser descrita como terapia, como aplicações locais com óleos e bálsamos (Jr 46:11; 51:8), pasta de figos era usada para curar úlceras (Is 38:21). Na passagem do bom samaritano ele usou azeite e vinho como tratamento local (Lc 10:34) e houve também casos incuráveis como a mulher de fluxo de sangue (Mc 5:26), o caso de Mefibosete (2Sm 4:4), o cego de nascença, o coxo e tantos outros. 

No AT mesmo que meios médicos fossem empregados a recuperação da saúde era geralmente atribuída a intervenção de Deus, essas curas naturais e milagrosas se deu em grande numero por causa da ineficácia da terapia dos tempos antigos. 

A palavra médico é raramente empregada e atualmente é chamada de “DOUTOR” que vem do Hebraico “RAFA” (Ex 15:26) e no Grego “IATROS” (Lc 8:43), muitos desses eram possivelmente pagãos e feiticeiros, mas no NT os médicos são mencionados por Jesus Cristo (Lc 4:23; 5:31) e são também mencionados na doença da mulher do fluxo de sangue e Lucas é chamado por Paulo de o médico amado (Cl 4:14). 

Os casos de enfermidades entre os crentes nos tempos apostólicos são mencionados, o fato é que essas enfermidades ocorreram e indicam que a comissão apostólica para curar, não poderia ser usada indiscriminadamente para manter a si mesmo e seus irmãos na fé livres de doenças. Timóteo tinha alguma dificuldade gástrica (1Tm 5:23), Trofino adoeceu demais para poder acompanhar Paulo (2Tm 4:20) e a mais notável de todas as enfermidades: O “espinho na carne” de Paulo que ainda não se tem nenhum diagnostico conclusivo (2Cor 12:7-10). O interessante é que ele próprio apresenta três motivos para tal enfermidade:

1 - Para manter seus pés no chão (v. 7).
2 - Para capacitá-lo a ser espiritualmente poderoso (v. 9).
3 - Como um serviço pessoal de Cristo. Por amor a Cristo (v. 10).  

Portanto meu amado irmão fique certo que o sofrimento durante nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum com a gloria que nos será revelada no futuro.


Amem!


Imagem Google
B.L.H.
N.D.B.  J. D. Douglas.
        

18 comentários:

  1. olá Carlos paz
    bela reflexão, uma ótima tarde e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Lúcia Visitei seu espaço! Um belo lugar.
    Obrigado pela visita, fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Lindo seu artigo Dc. Nada se compara com a Glória que nos será revelada. Concordo com o Senhor. Tremendo!
    A doença não é pecado. Ela é uma das consequências do pecado (Rom.5:12). Ao introduzir o pecado no mundo, o autor do pecado introduziu as fraquezas pecaminosas que deturparam a criação de Deus que era perfeita . Com a chegada do pecado o ser humano adquiriu fraquezas inocentes e fraquezas pecaminosas. O Senhor Jesus ao assumir a natureza humana, assumiu as fraquezas inocentes, mas não as pecaminosas. Caso tivesse assumido as fraquezas pecaminosas ele precisaria de um Salvador.
    A Bíblia fala dos servos de Deus que padeciam enfermidades: Jó adquiriu úlceras (Jó 2:6-11), o apóstolo Paulo tinha um espinho na carne e pediu a Deus que o curasse, mas Deus não o curou (II Coríntios 12:3-7), Timóteo tinha enfermidade no estômago e constantes fraquezas (1 Timóteo 5:23) e o rei Asa ficou doente dos pés e não buscou o Senhor e sim os médicos ( II Crônicas 16:12), Ezequias ficou doente, mas foi milagrosamente curado por Deus
    ( II Reis 20:1-7), o profeta Elias e o profeta Jonas passaram por momentos de depressão profunda que pediram a Deus para morrer (Jonas 3:1-6 1 Reis 19:1-10).
    Este mundo aqui, até Jesus voltar, ainda é o reino do deus deste século, Satanás (II Coríntios 4:4). Nenhum de nós estamos livres de pegar uma enfermidade, de sermos atingidos por uma bala perdida, de sofrermos um acidente e nem de morrer. A Bíblia diz que nós aqui, somos colocados diante da morte o dia todo (Romanos 8:36). O importante é estarmos com Jesus, aguardando a bendita esperança de sua vinda que porá termo a toda doença (Apocalipse 21:1-5). Paz!

    ResponderExcluir
  5. Rô Seu comentário enriquece! Gostei da frase "Autor do pecado". Ai está a nossa morte física, nossas dores. A grande Obra de Cristo dentro da SALVAÇÃO ETERNA é ainda vivermos aqui, debaixo de sua MARAVILHOSA GRAÇA e da sua INFINITA MISERICORDIA.
    Obrigado por suas palavras.
    DEUS te Abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Também creio que doença não é pecado, pecado é o que homem anda fazendo e produzindo para causar doença!
    E só sobrevivemos por que estamos "debaixo de sua MARAVILHOSA GRAÇA e da sua INFINITA MISERICORDIA."
    Paz amado!

    ResponderExcluir
  7. Concordo que é uma forma de crescermos na fé, de aprendermos algo... Às vezes Deus nos prova permitindo que certas coisas nos aconteçam
    Pai cada vez melhor, Deus tem muito se alegrado com sua vida! Parabéns pelo espaço bjos

    "O sofrimento de hoje não se compara com a gloria de amanhã"

    http://ktflordemenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Janise é verdade! Estamos vivos ainda pela sua GRAÇA e MISERICORDIA.
    Paz! Minha querida.


    Kt Flor De Menina Quem não crescer nesses momentos ta perdido! Davi "cresceu", Paulo "cresceu", Jacó "cresceu" e tantos outros.

    Um dia essas coisas cairão por terra e não haverá mais choro e nem dor.
    DEUS te Abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Gostei de seu blog sempre que der vou voltar jesus te ama ...

    ResponderExcluir
  10. Que deus continue te abençoando e te conserve sempre com essa alegria e disposição e estamos certos que a enfermidade provem do pecado mas podemos crescer bastante com esse mal se colocarmos nossa fé em ação e por mais difícil que seja temos que nos preparar por que não sabemos o amanhã que nosso senhor Jesus nos guarde e nos de força para suporta quando esse dia chegar, sem deixar que o pecado diga para mim e para você que não vamos conseguir. fica na paz de Deus

    ResponderExcluir
  11. Compartilho que tudo na vida é provação.

    ótima semana pra vc.
    abraços

    ResponderExcluir
  12. Mariana seja bem vinda! Estarei te esperando.

    Fica com DEUS.


    Fábio meu irmão amado! Sua vinda aqui é uma alegria. É verdade podemos "crescer" bastante. Em meio às enfermidades.

    DEUS te abençoe ricamente.


    Viviane sendo assim sejamos sempre aprovados para a Glória de DEUS.

    Paz! Obrigado pela parceria.

    ResponderExcluir
  13. olá carlos, tudo bem? vim retribuir a visita.

    eu tenho algumas leituras diferentes da que você faz, mas não posso discordar que a partir do seu método de interpretação, seu texto tem consistência bíblica.

    sabemos hoje que doenças são provocadas por bactérias, vírus, defeitos no dna, envelhecimento, alimentação deficiente, falta de exercícios, etc.

    ou seja, vejo a doença como algo natural da vida biológica. por outro lado, acredito que a fé é capaz de curar.

    do mesmo modo, a dor e a alegria fazem parte da vida. é melhor sentir dor com ombros amigos por perto e com fé em deus, pois isso trará alento a quem sofre.

    tenho reservas quando dizem que temos que "necessariamente" participar dos sofrimentos de cristo, pois os sofrimentos de cristo, cabia a ele e tão somente a ele sofrer. é claro que seus discípulos participaram de certa forma em seus sofrimentos ao serem mortos pela intolerância religiosa judaica e romana.

    mas não creio que devamos buscar sofrimento para sermos mais espirituais ou mais crentes. sofrimento é algo que não precisa procurar, cedo ou tarde, ele bate à nossa porta.

    um abraço.

    p.s. como você notou, eu sempre faço meus comentários em letra minúsculas para ganhar tempo. por isso, se for o seu caso, não fique pensando que escrevo Deus com d minúsculo por desrespeito, ok?

    ResponderExcluir
  14. Eduardo
    Agradeço a visita e parceria e também teu comentário aqui nesse espaço.

    Que bom que o texto tem consistência bíblica muitos dos meus conceitos caíram por terra quando me deparei com certas revelações contidas nas Escrituras, embora eu creia que essa tradução foge em parte o significado do texto original, mas Ela revela Jesus Cristo. (Hb 1:2).

    Antes da desobediência do homem Deus faz uma grande advertência: Se comer do fruto da árvore do conhecimento "certamente morrerás" (Gn 2:17).

    Concordo plenamente com vc que não devemos "necessariamente" participar do sofrimento de Cristo e nem tão pouco buscar eles.

    Mas somos alertados para resistir no dia mau e depois de passar permanecer inabalável. Seremos afligidos de alguma forma. (Ef 6:13). Isso é muito pessoal. Faço minhas as suas palavras "Cedo ou tarde, ele bate à nossa porta".

    Quanto às letras minúsculas fique tranqüilo! De modo algum penso aquilo de vc.

    Paz! E vida plena.

    ResponderExcluir
  15. Dc. Carlos torres o tema é muito bom gostei muito.
    Eu acredito que Deus é soberano e que a enfermidade está em seu controle e que todos estamos sujeitos a qual quer coisa nesta vida, não vejo a enfermidade como um castigo de Deus, muito pelo contrário ela é uma ferramenta deste mundo que Deus usa para nos mostrar quanto ELE É PODEROSO e é também um dos melhores colírios para nos fazer enxergar o quanto ELE nos AMA.
    Não estou pedindo para ninguém acreditar em minhas palavras porque isto é pessoal, só para terminar gostaria de ti contar o motivo destas minhas palavras: certo dia ao chegar em casa do trabalho observei que tinha um caroço no pescoço do lado esquerdo, no outro dia fui ao médico e ele começou uma serie de exames...
    Foram sete meses de exames, mas não se descobria nada foi aí que o médico me aconselhou a retirar o caroço para fazer uma biopsia depois de feita a biopsia o médico com o resultado do exame nas mãos não falou nada encaminho-me para um oncologista que mandou repetir os exames, depois de uma semana recebi os exames, mostrando ao oncologista ela não falou nada encaminho-me para um hematologista e lá finalmente recebi o resultado.
    A Dra. Perguntou você sabe qual é seu problema, eu falei que não mas imaginava que coisa boa não era imediatamente ela disse, isto mesmo você está com um ( câncer na região linfática de alto risco, 100% avançado e um dos mais agressivo), acredite eu respondi a ela dizendo, QUEM TEM DEUS TEM TUDO, e ela disse que eu tinha bom humor e iria vencer , e eu falei novamente QUEM TEM DEUS TEM TUDO, ter bom humor não basta tem que crê que ELE está no controle de TUDO.
    Naquela mesma hora fui para o hospital e lá fiquei realizando um tratamento com quimioterapia durante seis meses foi muito difícil para mim, agradeço a todos que ajudaram.
    Em especial a esse DEUS MARAVILHOSO, minha família, meu dc. Carlos torres e todos amigos.
    Hoje graças a DEUS estou curado, posso dizer a vocês que este período que passei foi um momento impa na minha vida, um dos momentos que mais senti a presença de DEUS do meu lado e ousadamente posso confessar que cheguei até mesmo sentir o seu aroma e era um aroma de paz, segurança,temor,alegria,amor,fidelidade. É como se ELE deixasse tudo e estivesse cuidando só de mim. Meu DEUS obrigado por toda segurança eu te amo.

    ResponderExcluir
  16. Gilvan meu irmão a tua história revela a providência de Deus! O Jeová Jireh (Gn 22:14) e o Jeová Rafah (Ex 15:26) o Deus que cura e sara.
    Conheço tua fé e sou testemunha de como você esperou em Deus e "cresceu" com tudo isso. Recebendo o cuidado Divino desse Deus maravilhoso que nos segura com sua mão poderosa! Ele te "carregou nos braços" e te deu vitoria. Amem!

    Achei interessante quando você fala que a enfermidade é uma "ferramenta". Porém essa "ferramenta" deverá ser compreendida pelo homem como canal para mostrar o quanto ELe é poderoso, e o quanto ELe é soberano. O que ocorre é que "o homem se tonou enfermo" e Deus o cura com sua Graça e poder.

    Paz! Meu Amado.

    ResponderExcluir
  17. Deus continue te trazendo palavras novas e abençoadoras que faça expandir o reino de Deus na terra!!
    Seu blog é uma pagina que traz ensino pratico e com certeza, tem edificado multidão de vidas!
    Deus proteja sua vida, familia e ministerio
    Pra. Shofar
    http://pastorailmashofar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Gostei do texto, aprendi e adquiri mais conhecimento nesta área. Como estou pesquisando sobre enfermidade e pecado, poderia esclarecer algo neste sentido, com relação as passagem que estou lembrando agora de Mateus 9. 1-8 e Marcos 2. 1-12, que faz entender que a enfermidade deles tinha ligação com o pecado.

    Paz de Cristo.
    Que Deus continue lhe abençoado!

    ResponderExcluir