24 de maio de 2011

JOVENS (D)EFICIENTES.

Onde estão nossos jovens? O que eles fazem? Quem são seus amigos? Qual a relação deles com esse mundo e suas coisas? São questionamentos que revelam muitas surpresas, como não podem sair desse mundo, eles estão inseridos em um triste contexto, não me refiro a todos, mas aqueles que carecem urgentemente de ajuda e os que lutam contra o mal e esperam dias melhores.
Como preparar nossos jovens para enfrentar os laços e os perigos dessa secularidade e como fazê-los recusar os pratos de lentilhas que esse mundo oferece, neste cenário sombrio e cheios de armadilhas? 

Esse mundo é violento e sem amor que ainda vive o “olho por olho e dente por dente”. Que mata, escraviza e que faz inversão de valores e se apresenta aos nossos jovens como um mundo fantástico cheios de opções de vida, na verdade um sistema que cria os chamados “fatos sociais” que influenciam gerações inteiras, e muito jovens cristãos sem orientação devida cai sutilmente e quando percebem já estão “engolidos” e começam a contar os danos sofridos e sonham com a volta, esquecendo os tempos perdidos.

Fico a me perguntar! O que nossos jovens pensam sobre: Drogas, masturbação, sexo e casamento, assuntos tão importante a serem abordados nesses dias atuais, mais infelizmente vemos tantas famílias que ainda tem como tabu certos questionamentos sobre esses assuntos, a sociedade em geral já tem seus conceitos bem formados sobre essas coisas, aí é que surgem os perigos enfrentados, nossos jovens e filhos estão inseridos nessa sociedade, uma sociedade que “abraça” o relativismo, doutrina que faz depender a verdade do próprio individuo, do grupo, do tempo ou do lugar.

Creio eu que a família é a estrutura mais importante de uma sociedade, serve para um crescimento solido em todas as áreas de nossa vida, por isso vejo como salutar que a maior preocupação dos jovens seja o casamento, porem não o casamento em si, mas em que princípio ele se concretiza e vejo também que certamente é uma das decisões mais importantes de suas vidas, essa sociedade também traz um grande mal contemporâneo o “hedonismo” uma busca incessante do prazer imediato e individual e tudo isso como finalidade de vida.

São muitos os perigos, devemos sempre estar em alerta, não achemos que estaremos isentos dessas coisas, por nossos jovens serem cristãos, muitos que negligenciaram esses cuidados, hoje choram amargamente. 

Por isso digo: Ame, ensine, instrua e exorte seus jovens! Você é o seu responsável.

Ao longo dos anos o jovem tornou-se também um alvo fácil para os projetos de grandes investidores na área do consumismo, ele é o centro das atenções dos “formadores de opiniões” dessa era também chamada “eletrônica” que induz o consumo desenfreado de coisas materiais onde tudo se adéqua para chamar a atenção com a finalidade de tornar mero objeto para o consumismo.

Meu jovem, a bíblia nos chama a ter uma consciência voltada para tudo aquilo que é justo, verdadeiro, puro, boa fama e que tenha alguma virtude (Fl 4:8). Por isso é bom refletir: O que estou comprando? Com quem estou me relacionando? Que grupo eu faço parte? Com quem realmente estou namorando? Qual o grau de intimidade nesse relacionamento? Que lugar estou freqüentando?

Todas as coisas estão ai, exclusivamente para você! Porem nem todas as coisas te convêm e nem vão te edificar (1Cor 10:2), porque o jovem só guardará puro o seu caminho se ele observar de todo o coração as Escrituras. (Sl 119:9).
Como jovens cristãos, precisamos lembrar-nos do nosso criador (Ec 12:1) para que sejamos mais tarde, homens sábios e capacitados, jovens a frente do nosso tempo, mas agarrados a palavra de DEUS, não deixando que ninguém seja presa sua por meio de filosofias e vãs sutilezas do mundo (Cl 2:8).

Sejamos porem, Jovens vencendo sempre o mal que nos rodeia.

Amem!
  
           

16 comentários:

  1. Olá Dc. Carlos Torres
    Muito interessante a reflexão, os nossos jovens precisam fazer a diferença neste mundo, pois a Palavra de Deus diz que eles são fortes e que já venceram o maligno. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. É minha Irmã Lucinalva, ainda assim, nossos "preciosos" correm muitos perigos!
    Obrigado e Fica na paz!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos, a paz de Jesus!
    Realmente...o mundo está se apresentando para os jovens com seus manjares que a primeira vista parecem muito bons, mas que lá na frente irão causar sofrimento e dor.
    Os valores de uma família estruturada e de moral estão sendo cada vez mais sendo deturpados...os jovens de hoje recebem uma carga muito forte de competitividade, sexualidade e de que dinheiro, status são tudo na vida...a luta da carne do jovem já é uma coisa bem difícil associada a tantos fatores que o mundo oferece piora mais ainda o caso.

    Que Jesus possa dar sabedria e unção a todos que lideram trabalhos nas igrejas e possa libertar a juventude cristã de qualquer jugo do passado.

    bjs e paz!
    http://guerradosmundosleka.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Doc, realmente a família e a igreja tem que exercer seu papel nestes dias dificeis que vivemos, pois a sociedade esta aí com sua inversão de valores prontos para adotar nossos filhos. Por isso a família não pode deixar de passar os valores morais , éticos e cristãos para os filhos. Graças a Deus minha filhas sabem de tudo, não a tabu aqui em casa conversamos sobre tudo, e minhas filhas são bençãos em minha vida. Glória a Deus. Paz Doc.

    ResponderExcluir
  5. Fico grato Irmã Leka com seu comentário! Muito reflexivo.
    Paz amada.

    Irmã Rô posso dizer o mesmo, minhas filhas são bençãos na minha vida! Mais não foi fácil não! Muito diálogo, muita oração e cuidado. Isso são sinais de quem ama. DEUS é fiel.
    Paz!

    ResponderExcluir
  6. A paz amado irmão e Pai, que bom está de volta para a Honra e Glória de Jesus!
    Este tema abordado mostra a realidade de nossa juventude, sei que não é fácil, eu como filha agradeço a Deus por seus ensinamentos nos caminhos do senhor são tantas as escolhas a serem tomadas...
    más graças ao meu bom DEUS que me deu você para me ouvir aconselhar e repreender-me diante de uma fraqueza *como filha deixo a seguinte mensagem :
    Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá (Êxodo 20.12). *Eles amam você! e tudo que fazem é para seu próprio bem, isso influenciará na sociedade...
    Um grande abraço xau.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post!

    Além dos perigos ja citados ainda tem a preguiça, a falta de querer assumir responsabilidades, jovens que ficam de pernas pro ar 90% do do tempo e sonham e chutar pedra e achar $.

    Abraços e fica na paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da mensagem e gostaria de ver algo sobre ((relacionamento conjugal biblico e secular)) .é muito edificante, ta ai uma sugestão de um novo post. gostei muito do que li.
    abracos e voltarei amado irmão.

    ResponderExcluir
  9. Flor de Menina você é uma benção de DEUS!

    Missionária Bella é verdade, muitos também não querem nada! Tem tudo e perde tudo! É nessas horas que nossas orações não devem parar!
    Paz! Obrigado pela visita.

    Paulo fiquei honrado com sua visita! A sua sugestão é muito interessante.
    Volte sempre! Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Graça e Paz
    Dc.Carlos,que beleza de texto,tão pertinente em nossos dias.Um alerta para pais e filhos,um alerta para educadores ,um alerta para sociedade,e principalmente um alerta para a Igreja.Que Deus continue a lhe abençoar juntamente com sua família.
    Em Cristo
    Cláudia Mariz
    http://saronperfume.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Perfume de Cristo! Que belo nome! Sou grato pela parceria e seu rico comentário.
    Estarei visitando seu espaço. Me aguarde!
    Paz!

    ResponderExcluir
  12. shalom!!salam!!
    família estruturada será uma sociedade saúdavel, feliz é a nação cujo Deus é o Senhor!! acredito que temos muitos jovens eficientes, é preciso ajudá-los para que possam sair do estado de deficiência para o estado de crescimento,parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o comentário Pr. Robson "Família Estruturada" É isso que queremos! Oremos Juntos!
    Paz! E obrigado pela honrosa visita.

    ResponderExcluir
  14. Vim para agradecer tua visita e fiquei emocionada com tuas mensagens. Nos traz a certeza de que Deus tem um plano em nossa vida. Voltarei sempre.

    ResponderExcluir
  15. Irmão Carlos...
    Muito obrigada pela sua participação no Erguendo Vidas em Cristo. Que O Senhor nos capacite mais a cada dia, para que os nossos blogs sejam sempre instrumentos eficientes na propagação do evangelho.

    Já estou seguindo... Sempre que possível estarei aqui!

    Paz seja contigo...

    Isabela

    ResponderExcluir
  16. BREVE CRÍTICA AL PROFETISMO JUDÍO DEL ANTIGUO TESTAMENTO: La relación entre la fe y la razón expuesta parabolicamente por Cristo al ciego de nacimiento (Juan IX, 39), nos enseña la necesidad del raciocinio para hacer juicio justo de nuestras creencias, a fin de disolver las falsas certezas de la fe que nos hacen ciegos a la verdad mediante el discernimiento de los textos bíblicos. Lo cual nos exige criticar el profetismo judío o revelación para indagar la verdad que hay en los textos bíblicos. Enmarcado la crítica al profetismo judío en el fenómeno espiritual de la trasformación humana, abordado por la doctrina y la teoría de la trascendencia humana conceptualizadas por los filósofos griegos y sabiduría védica, instruida por Buda e ilustrada por Cristo; la cual concuerda con los planteamientos de la filosofía clásica y moderna, y las respuestas que la ciencia ha dado a los planteamientos trascendentales: (psicología, psicoterapia, logoterápia, desarrollo humano, etc.), y utilizando los principios universales del saber filosófico y espiritual como tabla rasa a fin de deslindar y hacer objetivo “que es” o “no es” del mundo del espíritu. Método o criterio que nos ayuda a discernir objetivamente __la verdad o el error en los textos bíblicos analizando los diferentes aspectos y características que integran la triada preteológica: (la fenomenología, la explicación y la aplicación, del encuentro cercano escritos en los textos bíblicos). Vg: la conducta de los profetas mayores (Abraham y Moisés), no es la conducta de los místicos; la directriz del pensamiento de Abraham, es el deseo intenso de llegar a tener una descendencia numerosísima y llegar a ser un país rico como el de Ur, deseo intenso y obsesivo que es opuesto al despego de las cosas materiales que orienta a los místicos; es por ello, que la respuestas del dios de Abraham son alucinaciones contestatarias de los deseos del patriarca, y no tienen nada que ver con el mundo del espíritu. La directriz del pensamiento de Moisés, es la existencia de Israel entre la naciones a fin de llegar a ser la principal de todas, que es opuesta a la directriz de vida eterna o existencia después de la vida que orienta el pensamiento místico (Vg: la moradas celestiales, la salvación o perdición eterna a causa del bien o mal de nuestras obras en el juicio final de nuestra vida terrenal, abordadas por Cristo); el encuentro cercano descrito por Moisés en la zarza ardiente describe el fuego fatuo, el pie del rayo que pasa por el altar erigido por Moisés en el Monte Horeb, describe un fenómeno meteorológico, el pacto del Sinaí o mito fundacional de Israel como nación entre las naciones por voluntad divina a fin de santificar sus ancestros, su pueblo, su territorio, Jerusalén, el templo y la Torah; descripciones que no corresponden al encuentro cercano expresado por Cristo al experimentar la común unión: “El Padre y Yo, somos una misma cosa”, la cual coincide con la descrita por los místicos iluminados. Las leyes de la guerra dictadas por Moisés en el Deuteronomio causales del despojo, exterminio y sometimiento de las doce tribus cananeas, y del actual genocidio del pueblo palestino, hacen evidente la ideología racista, criminal y genocida serial que sigue el pueblo judío desde tiempos bíblicos hasta hoy en día, conducta opuesta a la doctrina de la no violencia enseñada por Cristo __ Discernimiento que nos aporta las suficientes pruebas objetivas de juicio que nos dan la certeza que el profetismo judío o revelación bíblica, es un semillero del mal OPUESTO A LAS ENSEÑANZAS DE CRISTO, ya que en lugar de sanar y prevenir las enfermedades del alma para desarrollarnos espiritualmente, enerva a sus seguidores provocándoles: alucinaciones, cretinismo, delirios, histeria y paranoia; propiciando la bibliolatría, el fanatismo, la intolerancia, el puritanismo hipócrita, el sectarismo, e impidiendo su desarrollo espiritual. http://www.scribd.com/doc/33094675/BREVE-JUICIO-SUMARIO-AL-JUDEO-CRISTIANISMO-EN-DEFENSA-DEL-ESTADO-LA-IGLESIA-Y-LA-SOCIEDAD

    ResponderExcluir