12 de janeiro de 2011

A CRISE ATUAL DA IGREJA EVANGÉLICA

A Igreja Evangélica passa por uma crise de liderança, de identidade e de vocação. A maioria de seus líderes, não sabem onde quer chegar e seus fiéis estão confusos acerca de sua natureza essencial, de seu papel  no mundo e na história que clama pela intervenção da igreja.

Diante desses fatos atuais que são visíveis, quero clamar por intervenção divina, eu quero também como Igreja ouvir a frase que está em todo capitulo de Apocalipse 3: "CONHEÇO AS TUAS OBRAS". Essa frase foi direcionada a todas as Igrejas da Ásia menor pelo ESPÍRITO SANTO. Hoje precisamos ouvir sim, afim de que possamos enfrentar nossas crises e rever nossos comportamentos diante das crises e de nossos pecados.

                             COMPORTAMENTOS DIANTE DA CRISE

Comportamento Apocalíptico - Há aqueles que pregam a ruína e o desmoronamento da Igreja. Acham que suas bases estão mofadas e não há como regatar suas forças e integridade. São os profetas da destruição, gente que não enxerga o potencial do nosso povo. Gente que só aparece para criticar em tom escatológico, mas não arregaça as mangas para se envolver na solução das mudanças necessárias.

Comportamento Engessado -  Há aqueles saudosistas inveterados que se lambuzam do passado com base numa tradição litúrgico-educacional. Gente que não suportando a secularização crescente na Igreja, busca refúgio no ontem fossilizado. Se o passado teve a sua importância, nem tudo dele é relevante para hoje.

Comportamento Ecumenista - Há aqueles que defendem a federalização espiritual de todas as religiões, pois dizem eles, todos buscam um só DEUS por caminhos diferentes. Ainda que eu seja a favor de uma reflexão comum em pontos de divergência, não posso fechar os olhos a enormes buracos que distanciam significativa e essencialmente as religiões. Há diferenças que ferem frontalmente princípios bíblicos invioláveis. Embora eu não acredito que a fé seja propriedade exclusiva dos evangélicos.

Comportamento Afrouxado - Há aqueles que diante da crise da igreja, pregam e vivem uma liberdade que beira a libertinagem. Toda repressão sufocada do modelo tradicional de ser "crente", salta para um estilo de viver marcado pelas paixões, na busca de prazeres, numa conduta, muitas vezes, pior do que  a de alguém que nunca fez profissão de fé e Cristo. Decorre então uma fragilização da disciplina espiritual, a oração, a meditação da palavra e o pisoteamento dos valores bíblicos e eclesiásticos que nos custou muito caro preservar ao longo da história da Igreja. Não pregamos não um farisaísmo moderno ou uma moral fabricada no quintal dos templos, mas somos contra todo afrouxamento que distorce o sentido da verdadeira liberdade em JESUS CRISTO.

Comportamento Responsável - Felizmente há aqueles, muito poucos, que são comprometidos com a Igreja, apesar de sua crise. Assumem uma postura crítica mas não se desmancham em crítica, não profetizam o destroçamento dela.Gente que não joga fora o passado, mas não o invoca cegamente, que tem os olhos no presente mas não se conforma com o presente estado de coisas (Rm. 12:2), que olha para o futuro com esperança, coragem, criatividade e compromisso com o Reino de DEUS.

Precisamos que mais pessoas na Igreja unam ao grupo desses comprometidos. A Igreja necessita de revitalização, visão ampla e atuação relevante na sociedade. Isso só poderá acontecer se a liderança dirigir nosso povo ao conteúdo de II Crônicas 7:14.

"Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos. Então eu ouvirei do céu, perdoarei o seu pecado e sararei a sua terra".



Parte extraída - IBE.

27 comentários:

  1. Na sociedade de hoje é muito facil dizer que é crente,é só colocar a biblia em baixo do braço...(sem frutos)
    A igreja está doente temos que ter a consciência do IDE que o senhor fala, existem lideres achando que pregar é abrir a biblia e fazer uma "interpretação de texto pessoal" lideres despreparados, porem não é assim precisa-se de muita

    ORAÇÃO
    INTIMIDADE COM CRISTO
    DISCERNIMENTO DA PALAVRA
    VONTADE DE SERVIR E FÉ
    até que chegue o grande dia de sua volta...
    É DIFICIL??? CLARO! SE NÃO SERIA BOM DEMAIS.
    uma ótima post. O senhor seja sempre contigo varão... hehe..

    ResponderExcluir
  2. Paz irmão!

    É necessário um coração humilde, quebrantado e disposto a mudar para compreender a diferença de uma igreja que prima pela preservação de uma identidade de santidade, de uma igreja nostálgica que assim que como o museu vive do passado.

    Enfatizando esse ponto do seu post, que retrata a realidade ainda presente de muitas igrejas enterradas em costumes e doutrinas mortas que foram e ainda são utilizadas como julgo de homens que pelo "cabresto" dominavam as pessoas, quero ratifica as suas palavras acrescentar: “... verdadeira liberdade em JESUS CRISTO" que é para TODOS os que se achegaram ao Pai com um coração contrito que ele jamais desprezará.(Sl 51.17)

    Conheci seu blog hoje e é uma benção. Participarei com alegria!
    Conto com sua participação no meu blog: averdadepostada.blogspot.com
    Deus continue abençoando seu ministério e sua família.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso ensino! Que o Senhor te guarde e te ilumine, irmão Carlos. Gostei de seu blog, desde já sou seguidor. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. estudo maravilhoso e realidade de nossos dias atuais,amado estarei acompanhando seu blog e vamos continuar compartilhando a palavra de Deus abraço fraterno...

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Irmã Vanessa! DEUS continue te abençoando ricamente teu ministério.

    ResponderExcluir
  6. Meu irmão Calébe! Muito obrigado! Só mesmo a humildade, o quebrantamento e a disposição, para compreender e mudar essa realidade que vivemos.
    DEUS te abençoe!
    Gostei demais do seu blog, voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  7. Irmão Marcelo segui seu blog com alegria, e obrigado também pela parceria.
    Fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Olá irmão retribuindo sua visita, seguindo e divulgando seu blogue...
    Muito legal voltarei outras vezes com certeza..

    Shalom no vínculo daquele que nos chama para amar.

    http://nairmorbeck.blogspot.com/


    NaIr mOrBeCk ♥•.¸ ਏϊਓ

    ResponderExcluir
  9. Olá Meu Querido Irmão em Cristo , muinto Obrigado por sua visita em meu Blog, ja estou seguindo o e divulgando seu Blog.

    ótimas Postagens as suas, seu Blog tbm é um canal de Benção, que Deus te abençoe.

    abraço amigo até mais.

    ResponderExcluir
  10. Meu irmão Herbert vc é uma benção! Eu é que agradeço a sua parceria. Paz!

    ResponderExcluir
  11. Nair! Seu blog é único! vc cuida com muito carinho daquele lugar.JESUS é anunciado alí.
    Obigado pela parceria. Paz amada!

    ResponderExcluir
  12. Olá querido irmão!
    Agradeço sua visita e retribuo, já estou te seguindo...volte sempre
    Na PAz

    ResponderExcluir
  13. Vim retribuir suas visita e parabeniza-lo pelo excelente trabalho que fazes.

    Que Deus nos ache trabalhando para o Reino no dia da sua vinda e nao com obras mortas, como em apocalipse.

    Deus te abençoe e te inspire, dia apos dia.

    Pra. Thaís Itaborahy

    Irmaos, estou levando o seu banner comigo. Vou colocar na pagina de parceria. Deus abençoe.

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Irmã Fabi! Voltarei breve lá! Paz! Amada.

    ResponderExcluir
  15. Olá meu irmão!!

    Venho aqui não só retribuir e agradecer a ilustre visita, mas também para dizer que fico muito feliz sempre que encontro pensadores cristãos que se dispõem a árdua labuta de escrever para conscientizar, influenciar e edificar.

    Parabéns por este espaço.
    Certamente estarei entre os seguidores.

    Grande abraço!

    Rodrigo Gonçalves

    ResponderExcluir
  16. Irmão Rodrigo, muito obrigado pela parceria! Voltarei lá no blog para partilhar de suas experiências.
    Paz!

    ResponderExcluir
  17. Graça e Paz Prezado irmão em Cristo, fico feliz pela ilustre visita e por se tornar um seguidor. Que Deus continue te abençoando.

    Com relação a crise atual da Igreja Evangélica Brasileira, entendo que é preciso voltarmos ao primeiro amor.

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente meu irmão Edimilson! Somos parceiros. DEUS nos ajude!!!!!!!!!!!!!!Paz.

    ResponderExcluir
  19. Dic. Carlos paz
    Parabéns pelo blog e textos de reflexão e edificação..
    Que bom podemos juntos sermos eificados e amadurecidos cada vez mais por tudo aquilo que Deus nos concede de compreensão a respeito das coisas concernentes ao seu reino.
    Fique a vontade para postar e fazer comentários lá no meu blog ..
    Abraços
    pelos vínculos do calvário

    ResponderExcluir
  20. Voltare mais vezes, Ricaro.Teu espaço é muito rico. Paz.

    ResponderExcluir
  21. Puxa vida, é tão facil entender. Que reino dividido contra si mesmo poderá manter-se ? Tantas seitas, divisões e doutrinas espúrias. Todos dizendo-se certos e inspirados pelo Espirito Santo embora diferentes entre si. Tudo que já havia sido previsto. O que acontecerá ?
    Ao final, como ocorreu nos últimos 2.000 anos, civilizações se desfazem, regimes de governo são destruídos, exércitos poderosos são vencidos. O que fica de pé ? A Igreja Católia Apostólica Romana. E por que ? Porque não é obra de homens. É obra divina. Imperecível, indestrutível. E porque o próprio Jesus avisou: "As portas do inferno nunca prevalecerão contra minha igreja."

    ResponderExcluir
  22. O livre de exame de Lutero fragmenta a mensagem do evangelho.Silas não consegue conter o nervosismo. A era evangélica acabou nos EUA e na Europa. A falta de unidade na doutrina é incontestável. Uns batizam e outros não. Uns acatam o divórcio e outros o repudiam. Todos se dizem inspirados pelo Espírito Santo mesmo que divergentes. A Bibliolatria é intolerável.A Bíblia é util como ela diz de si própria. Impresncidível é a Igreja coluna e sustentáculo da verdade.E interpretação individual é proíbida pela Bíblia. A bíblia diz que alguns são mestres, outros sacerdotes, etc...Ou seja, nem todos são mestres,intérpretes ou sacerdotes. O povo evangélico faz o contrário. Todos são teólogos,sacerdotes, mestres,e críticos. Graças a DEUS fui liberto do cativeiro evangélico após 17 anos. Aliás, eles fazem tudo ao contrário do que diz a Bíblia.
    O que faz o evangélico e filho de Lutero ?

    Ignora o Pai Nosso,a bem aventurança de Maria e
    as obras;
    O anjo do Senhor saúda Maria, mas o protestante acha que pode ofende-la;
    O anjo diz a Maria que ela achou graça diante do Senhor, mas o protestante diz que ela foi uma mulher como outra qualquer;
    A Bíblia diz que Maria é bendita entre todas as mulheres, mas o protestante diz que ela é apenas uma pecadora e uma mulher que teve vários filhos;
    Isabel chama Maria como mãe do meu Senhor, mas o protestante diz que Maria não é mãe de DEUS;
    João Batista estremece de alegria no ventre de Isabel ao ouvir a vóz de Maria, mas o protestante se enfurece quando ouve alguma saudação a virgem;
    A Bíblia define a Igreja como coluna e sustentáculo da verdade, mas o protestante diz que Igreja não serve para nada;
    Jesus diz que a verdadeira religião é visitar órfãos e viúvas, mas o protestante diz que religião não serve para nada;
    A Bíblia diz perseverai até o fim, mas o protestante já se sente salvo e condena os demais antes de qualquer julgamento;
    A Bíblia diz que nossas obras serão levadas em consideração no dia do julgamento, mas o protestante diz que obras não servem para nada;
    Jesus diz que são de sua família todos que ouvem e praticam a palavra, mas o povo de Deus é só evangélico ou protestante.
    A Bíblia diz que todos devem ser um só e eles se dividem em várias denominações;
    A Bíblia diz que não se deve confiar no homem, mas eles confiam nas “reformas” de Lutero.
    "Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você.(Santo Agostinho)"
    O protestante faz o que a Bíblia condena e o que ela ordena ele rejeita.Vive basicamente do anti catolicismo.

    Lutero:
    “...os hereges não são bem acolhidos se não pintam a Igreja como má, falsa e mentirosa. Só eles querem passar por bons: a Igreja há de figurar como ruim em tudo.”
    "Cristo cometeu adultério pela primeira vez com a mulher da fonte, de que nos fala São João. Não se murmurava em torno dele: "Que fez, então, com ela?", depois com Madalena, depois com a mulher adúltera, que ele absolveu tão levianamente. Assim Cristo, tão piedoso, também teve de fornicar antes de morrer."
    S. Cipriano (+258):
    “Julga conservar a fé aquele que não conserva esta unidade recomendada por Paulo? Confia estar na Igreja aquele que abandona a cátedra de Pedro sobre a qual está fundada a Igreja?"
    João
    “Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos.”
    Pedro
    “Ora, assim como entre o povo houve falsos profetas, do mesmo modo haverá entre vós falsos doutores, que introduzirão seitas de perdição e renegarão aquele Senhor que os resgatou, atraindo sobre si mesmos uma pronta ruína. Muitos seguirão as suas dissoluções, por causa dos quais será blasfemado o caminho da verdade, e, por avareza, com palavras fingidas, farão negócio de vós, mas a sua condenação já desde há muito não repousa e a sua perdição não dorme". (II Ped. 2, 1-3).”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Paulo 2º reconheceu e pediu perdão por erros da Igreja
      da Folha Online

      O pontificado do papa João Paulo 2º foi pontuado pelo reconhecimento de diversos erros e por pedidos de perdão pelas iniqüidades cometidas pela Igreja Católica em sua história.




      Reprodução







      Ilustração mostra mulher sendo torturada em torno pela Inquisição espanhola

      No ano passado, o sumo pontífice pediu perdão pela Inquisição, quando a Igreja Católica torturou e matou pessoas consideradas hereges.

      O primeiro pedido de perdão por "erros cometidos" a serviço da verdade por meio do uso de "métodos que não têm relação com a palavra do Senhor" foi feito em 2000.

      O papa disse que o pedido de perdão valia "tanto para os dramas relacionados com a Inquisição quanto para as feridas deixadas na memória [coletiva] depois daquilo".

      O papa se referia à tortura, aos julgamentos sumários, às conversões forçadas e às fogueiras nas quais foram queimados os acusados de heresia nos processos da Inquisição.




      Folha Imagem







      Index, lista de livros proibidos na Inquisição

      A Alemanha registrou o maior número de "bruxos" e "bruxas" mortos por tribunais civis no começo do século 15, com a morte de cerca de 25 mil pessoas de uma população de 16 milhões.

      Em termos proporcionais, o recorde pertence ao Principado de Liechtenstein (Europa central), onde 300 pessoas, ou 10% dos 3.000 habitantes da região, foram mortas por bruxaria. Cerca de 1,8% das pessoas investigadas pela Inquisição foram mortas.

      A Inquisição, como ficou conhecido o Tribunal da Inquisição da Santa Igreja Católica, foi criada em 1233 pelo papa Gregório 9º para combater a heresia. Autoridades da igreja, no entanto, logo passaram a contar com autoridades civis para multar, prender, torturar e matar supostos hereges. O processo atingiu um pico no século 16, como resposta à reforma, empreendida pelo monge agostiniano Martinho Lutero.

      Galileu

      Em 1992, João Paulo 2º fez outro "mea culpa" pela Igreja Católica ao reabilitar o astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642), condenado à prisão perpétua por defender que a Terra girava em torno do Sol.

      Galileu soube da invenção do telescópio por um fabricante de lentes holandês e, a partir deste, construiu o seu próprio telescópio, com o qual fez, entre outras, as descobertas de irregularidades na superfície da Lua e das quatro maiores luas do planeta Júpiter --o que contrariava as teorias aristotélicas ensinadas nas universidades italianas de então, dominadas pela igreja.

      Em 2001, João Paulo 2º ainda pediu cem vezes perdão por outros erros cometidos pela Igreja Católica no passado. O papa considerava que o ano 2000, ano do Jubileu, era o melhor momento para pedir perdão, mas acabou adiando o gesto simbólico.

      A lista de erros pelos quais João paulo 2º se desculpou durante seu pontificado é extensa, incluindo as cruzadas, ditaduras, iniqüidades cometidas contra as mulheres, os judeus, as guerras (incluindo as de religião), excomunhão de religiosos reformadores como Lutero, João Calvino, Ulrich Zwingli e Jan Hus, o tratamento aos negros e as violências cometidas contra os índios da América.

      Ainda entraram na lista de erros pelos quais pediu perdão as injustiças, a Inquisição, o integralismo, o Islã, o racismo, os crimes em Ruanda, o cisma do Oriente, a história do pontificado e inclusive pelas responsabilidades dos católicos dentro das máfias e pelos erros cometidos contra a China.

      Especial
      Leia o que já foi publicado sobre a Inquisição e o papa

      Leia o que já foi publicado sobre Galileu Galilei

      Excluir
  23. Nobre irmão e companheiro em Cristo, Dc. Carlos Torres:
    Paz seja consigo.
    Passando por aqui encontrei essa pérola sobremaneira edificante em propriedade, em conteúdo e em contemporaneidade.
    O nosso Deus continue lhe abençoando.
    Excelente trabalho escrito. Estou edificado, e acredito que ele assim também promoverá edificação em muitos outros bons corações.
    Abraço fraternal com graça e paz do Senhor Jesus.
    PbGS - Pb. Glauko Santos,
    São Gonçalo-RJ.
    glaukosantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá irmão..Eu acabei pensando em ter um site que é o www.igrejavalordavida.com.br , que não é mais uma denominação e sim um site para postar mensagens e ser mais uma boca aberta para levar boas novas.Li em seu blog quase todos os comentários.Achei interessante.
    Em cima de sua postura e foco sobre a igreja de hoje onde você escreve: .......Precisamos que mais pessoas na Igreja unam ao grupo desses comprometidos. A Igreja necessita de revitalização, visão ampla e atuação relevante na sociedade. Isso só poderá acontecer se a liderança dirigir nosso povo ao conteúdo de II Crônicas 7:14.

    "Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos. Então eu ouvirei do céu, perdoarei o seu pecado e sararei a sua terra".

    Gostei da palavra REVITALIZAÇÃO, complementaria dizendo uma cristalização, dar vida a um pintura velha.Uma politica nova,mas, parece que estamos sendo engolidos pelo novo evangelho de movimentos.Diria que esta na hora de termos novos pensadores, sentar, conversar,reumir e ter uma liderança nova.
    Creio que Lutero, foi básico somente, comprado pelo regime pós feudo e pré-capitalista, foi bem pago para fazer isso.Isso é fato histórico com tese defendida por alguns teóricos historiadores.Por isso, sem ser comprados pelo fim do capitalismo que urge, podemos recomeçar, e cito GALATAS 6: 2, 3 , onde ouvindo no USA, um grande pregador que dizia em sua predica que este versiculo se cumprindo começaria um novo avivamento.Entenda dar vida ao que está morto.Abraços
    pr Laerte Godoi
    psicotera@ig.com.br

    ResponderExcluir
  25. PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE OS INFINITOS ERROS DA IGREJA CATOLICA.OU O AMADO DESCONHECE.
    LAERTE GODOI
    TEOLOGO E MESTRADO EM HISTORIA DA IDADE MÉDIA PELA PUC.

    ResponderExcluir