Podemos analisar como uma relação conturbada e desastrosa, sem nenhuma harmonia aparente. É o que podemos chamar de “Relações Perigosas”. No hebraico, ovelha (Tso’n) que é a palavra mais comum, porém o termo Keves ou Kesev é usado para indicar a palavra “Cordeiro”.
A ovelha é um animal domesticado comum na palestina, possuía calda larga e repleta de gordura valiosa, aproximadamente cinco quilos, desde o oitavo dia de vida era apropriada para diversos de sacrifícios (Lv 22:19-27) bem como alimento (Dt 4:4) e sua lã ou o couro proviam peças de vestuário (Jó 31:20).
A fertilidade anormal do rebanho era um sinal de prosperidade humana
(Sl 144:13), como são inofensivas, as ovelhas sofre grande falta de iniciativa e a total incapacidade de defender-se perante aqueles que roubam sua cobertura de lã e também sua vida, visando suas próprias finalidades, são impotentes e fracas, tal como muitos seres humanos que se perdiam ou se desviavam de seus caminhos. (Is 50:6).
O lobo grego (Lykos) e no hebraico pode ser traduzida com “Chacal”, do contrário da ovelha é um animal não domesticado é agressivo e bastante perigoso, ocupa a região sudeste da Ásia, hoje a espécie tem sido geralmente reduzida pelo crescimento da população e pelos modernos métodos de controle, porém até os tempos do NT era uma grande ameaça a segurança das ovelhas e até mesmo para os humanos devido o grande potencial do seu ataque destruidor.
O lobo da palestina era semelhante ainda que um pouco menor do que o lobo da Europa central e norte, eles não são solitários, geralmente vagueiam em matilhas a procura de presa fácil.
Nas Escrituras os lobos são descritos como os falsos profetas que se vestem de peles de ovelhas, visto que a ovelha é símbolo da inocência e normalmente ovelhas espalhadas entre lobos seriam devoradas. Não é a toa que em toda Escrituras Sagradas mencionam mesmo que metaforicamente um grande perigo ameaçador nessa relação e que deve ser observado de fato, hoje tudo isso se desenha sutilmente, irmãos sendo “devorados”, roubados e enganados descaradamente, por não ouvirem a voz do bom Pastor (Jo 10:16).
O Evangelho de Mateus nos alerta claramente sobre esses dois universos.
Mt 7:15 diz assim: “Acautelai-vos dos falsos profetas que vos apresentam disfarçados em pele de ovelha, mas são lobos roubadores”
Não devemos ficar impressionados com as praticas religiosas e nem aquilo que tantos eles falam, devemos sim julgar-los, mas apenas pelo critério de JESUS, pelos frutos Espirituais se é que realmente os produzem.
No livro de Atos observamos que Paulo narrando sua partida faz um relato contundente com relação aos “lobos ferozes” que rodeiam a Igreja de CRISTO e com perigo real e não uma simples metáfora.
At 20:27 diz assim: “Pois não deixei de anunciar todo o plano de DEUS, cuidem de vocês mesmos e de todo rebanho que o Espírito Santo entregou a seus cuidados como Pastores da Igreja de DEUS, que Ele comprou por meio do sangue do seu próprio filho, pois eu sei que depois que eu for, aparecerá “lobos ferozes” no meio de vocês e eles não pouparão o rebanho.
Portanto, meus amados! Quero dizer a todos os salvos e os que ainda serão, vigiai! Amem.
NDB-J.B.Douglas
Olá Co Herdeiro de Cristo. Fico grato pelo texto que nos dá mais subsídios para tentamos identificar os lobos no nosso meio. Hoje não como deixar de reconhecer que o aprisco evangélico,está se enchendo de lobos.
ResponderExcluirDeus te abençõe grandiosamente.
Gostei muito do seu artigo, nunca erraremos se formos ovelhas do nosso pastor Jesus,soldados destemidos e corajosos do exército de Cristo, não nos comportemos como chacais no meio de ovelhas,nem como ovelhas diante de lobos. Gostei mesmo do artigo, um abraço,obrigada pela visita e volte sempre.
ResponderExcluirÉ Non Nattus, fiquemos atentos! Tem muitas matilhas por ai! Aliviei muito nesse texto. A coisa tá feia no meio.
ResponderExcluirEstou com você lá no blog.
Paz! Amado.
A paz do Senhor irmão!
ResponderExcluirGostei muito do blog e de sua mensagem..
Devemos vigiar e orar,pois o inimigo nos ronda o tempo todo a espera que fraquejemos.
vivemos rodeados de lobos em pele de cordeiro.
Um abraço.http://rittaoliver.blogspot.com
estou levando seu link irmão para meu blog.
faça-me uma visita.
Irmã Rita já estou te seguindo Lá no blog! Seu espaço é um canal de bênçãos. Obrigado pela visita e parceria.
ResponderExcluirPaz! Abençoada.
Irmã Adriana Espero sermos parceiros também! Fica com DEUS. Fiquei grato pela visita.
Olá.
ResponderExcluirque alegria ter a oportunidade de conhecer esse blog lindo e abençoador!
Fico feliz que de alguma forma meu blog tenha prendido sua atenção! feliz mesmo!
e que bom que gostou, gostei muito da postagem. VIGIAI E ORAI.
estou te 'seguindo', obrigada pelo comentário, e ficque com Deus!
OH irmão muito obrigada pelo previlegio de estar por aqui!!!
ResponderExcluirÉ abençoador seu blog! A presenca de Deus esta presente aqui!!!
Obrigada por sua presença em meu cantinho
fk na graça
Marly
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGraça e paz! continue firmemente trazendo artigos tão edificadores. Deus abençoe, abraços!
ResponderExcluirA Paz do Senhor Jesus!
ResponderExcluirComo são tantas as ovelhas indefesas e os lobos insanos rodeando-as para as tragar!
Que Deus nos guarde no Seu amor.
Mensagens abençoadoras, o nome do seu blog já diz tudo! Seja bem vinda. Paz amada.
ResponderExcluirPr. Linaldo obrigado pela força e mais uma vez obrigado pela presença.
Irmão Edimilson, gostei da colocação "lobos insanos" fica na paz.
A paz de cristo meu irmão Dc. Carlos Torres.
ResponderExcluirEu já o conheço e sou um visitante do seu renomado e abençoado site/blog que faz parte desta grande família Cristã a comunidade evangélica blogosfera, muito obrigado por sua presença e comentários que deixou Ide Boas-Novas.
Jesus foi bem claro sobre estes fatos, como a parábola do joio.
Mais sabemos que aqueles que verdadeiramente morreram em Cristo e ressuscitaram em Cristo e andam em novidade de vida vai receber o seu galardão.
“Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro” (Mateus 13.30).
Belo texto que nos remete a uma profunda reflexão.
Obrigado, Deus te abençoe...
Pois é meu amigo, hoje os lobos se disfarçam de ovelhas, mas na verdade eles querem o couro e a gordura das próprias. Acautelai-vos dos falsos pastores. Vigiemos sempre. Paz!
ResponderExcluirEsse texto nos faz refletir seriamente sobre o nosso papel como ovelhas e a vigilãncia que precisamos ter com os lobos que superabundam as tribunas atualmente; quando Jesus disse:
ResponderExcluirEis que vos envio como ovelhas no meio de lobos;
A situação de uma ovelha no meio dos lobos pode facilmente ser imaginada meditando na exposição da natureza da ovelha e do lobo muito bem citadas em seu texto.
Penso que as ovelhas de hoje estão um tanto quanto tranquilas e acomodadas para quem vive em meio aos lobos...
Grato pela visita no Liberdade em Cristo, estarei te seguindo também, para estar atualizado com suas postagens e é claro voltar aqui com mais tempo.
Graça e Paz...
Muito interessante teu comentário Moyses, Gostei demais dessa colocação.
ResponderExcluirPenso que as ovelhas de hoje estão um tanto quanto tranqüilas e acomodadas para quem vive em meio aos lobos...
Também tenho essa impressão!
Paz, meu Irmão. E fiquei honrado com a parceria.
Olá abençoado
ResponderExcluirInteressante a sua reflexão, que o Senhor continue usando sempre a sua vida. Fica na paz.