4 de abril de 2011

AS OVELHAS E OS LOBOS.


 
Podemos analisar como uma relação conturbada e desastrosa, sem nenhuma harmonia aparente. É o que podemos chamar de “Relações Perigosas”. No hebraico, ovelha (Tso’n) que é a palavra mais comum, porém o termo Keves ou Kesev é usado para indicar a palavra “Cordeiro”.

A ovelha é um animal domesticado comum na palestina, possuía calda larga e repleta de gordura valiosa, aproximadamente cinco quilos, desde o oitavo dia de vida era apropriada para diversos de sacrifícios (Lv 22:19-27) bem como alimento (Dt 4:4) e sua lã ou o couro proviam peças de vestuário (Jó 31:20).

A fertilidade anormal do rebanho era um sinal de prosperidade humana
(Sl 144:13), como são inofensivas, as ovelhas sofre grande falta de iniciativa e a total incapacidade de defender-se perante aqueles que roubam sua cobertura de lã e também sua vida, visando suas próprias finalidades, são impotentes e fracas, tal como muitos seres humanos que se perdiam ou se desviavam de seus caminhos. (Is 50:6).

O lobo grego (Lykos) e no hebraico pode ser traduzida com “Chacal”, do contrário da ovelha é um animal não domesticado é agressivo e bastante perigoso, ocupa a região sudeste da Ásia, hoje a espécie tem sido geralmente reduzida pelo crescimento da população e pelos modernos métodos de controle, porém até os tempos do NT era uma grande ameaça a segurança das ovelhas e até mesmo para os humanos devido o grande potencial do seu ataque destruidor.

O lobo da palestina era semelhante ainda que um pouco menor do que o lobo da Europa central e norte, eles não são solitários, geralmente vagueiam em matilhas a procura de presa fácil.

Nas Escrituras os lobos são descritos como os falsos profetas que se vestem de peles de ovelhas, visto que a ovelha é símbolo da inocência e normalmente ovelhas espalhadas entre lobos seriam devoradas. Não é a toa que em toda Escrituras Sagradas mencionam mesmo que metaforicamente um grande perigo ameaçador nessa relação e que deve ser observado de fato, hoje tudo isso se desenha sutilmente, irmãos sendo “devorados”, roubados e enganados descaradamente, por não ouvirem a voz do bom Pastor (Jo 10:16).

O Evangelho de Mateus nos alerta claramente sobre esses dois universos.

Mt 7:15 diz assim: “Acautelai-vos dos falsos profetas que vos apresentam disfarçados em pele de ovelha, mas são lobos roubadores”

Não devemos ficar impressionados com as praticas religiosas e nem aquilo que tantos eles falam, devemos sim julgar-los, mas apenas pelo critério de JESUS, pelos frutos Espirituais se é que realmente os produzem.

No livro de Atos observamos que Paulo narrando sua partida faz um relato contundente com relação aos “lobos ferozes” que rodeiam a Igreja de CRISTO e com perigo real e não uma simples metáfora.

At 20:27 diz assim: “Pois não deixei de anunciar todo o plano de DEUS, cuidem de vocês mesmos e de todo rebanho que o Espírito Santo entregou a seus cuidados como Pastores da Igreja de DEUS, que Ele comprou por meio do sangue do seu próprio filho, pois eu sei que depois que eu for, aparecerá “lobos ferozes” no meio de vocês e eles não pouparão o rebanho.

Portanto, meus amados! Quero dizer a todos os salvos e os que ainda serão, vigiai! Amem.   


NDB-J.B.Douglas